4 de ago. de 2010

Saia Lápis *--*

A saia-lápis é uma peça atemporal. Indispensável no guarda-roupa, surgiu no final dos anos 40 mas só ganhou este nome na década seguinte. Desde então, se tornou símbolo de elegância. A peça é ideal para as mulheres que precisam adotar um visual mais formal no trabalho. Mas não se restringe ao dia a dia. À noite, ela pode brilhar.  O modelo, no entanto, desperta dúvidas na hora de usar. Confira a seguir as dicas da consultora de moda Bia Paes de Barros.
Quem pode usar
“É mais indicada para quem tem quadril estreito”, recomenda Bia. “Também para quem tem pernas mais finas e tornozelo fino, porque evidencia estas partes do corpo”. Quem tem quadris muito largos, ou cintura marcada, deve ter cuidado. “Esse corpo deixa a peça muito sexy”, diz a consultora, para quem a saia-lápis tem uma atmosfera elegante.
Para as gordinhas
Evitem. “O melhor é a saia evasê, que cria melhor a ilusão de cintura”, recomenda.
E para quem tem o famoso “estômago alto”?
“A maioria das modelagens marca o estômago”, ressalta. Portanto, estas saias não favorecem as mulheres com esta característica. Mas quem adora pode recorrer a um truque. “Uma opção é usar uma blusa com comprimento abaixo do cós, para fora”.
Nos pés,  sapatos de salto
“O essencial é o salto, que deixa a perna bonita. Os sapatos baixos podem ser usados, mas a saia perde a elegância”, diz.
O melhor comprimento
“Um pouco acima ou no meio do joelho”. Bia reforça que este é o comprimento perfeito para as saias de alfaiataria. No caso das lápis de tricô ou malha, elas podem adotar o comprimento até um pouco abaixo do joelho.
Qual o melhor tecido?
Diversos: desde os tecidos planos a malha e tricô. Os tecidos com elastano ajudam no movimento do corpo. Inclusive no forro. “Tecidos com stretch, principalmente no forro com tecido plano, ajudam a não prender os movimentos.”
Cores
As mais neutras são boas escolhas. Opções como cáqui são ótimas, inclusive para fugir do modelo tradicional  preto.
Blusas
Bia cita algumas boas combinações. “Blusas mais soltinhas, com decotes assimétricos, ou blusas com coletes por cima.” Ela explica que blusas evasê, por exemplo, ajudam a criar um visual menos justo, que favorece aquelas que não estão com o corpo em dia. Não são, no entanto, blusas muito largas. E as camisas, pelo conforto, podem ser usadas para fora – se não forem muito compridas.
Dia e noite
Saia-lápis vai bem no trabalho – nos modelos de alfaiataria, com tecido plano -, assim como na noitada. “É um clássico; as peças é que vão ditar a ocasião. À noite pode ser usada com brilhos, um sapato mais aberto”.

Beeijo
By: Pâmela Sobreira
@pamelasobreiira





Nenhum comentário:

Postar um comentário